quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DA SÉRIE " AO MESTRE COM CARINHO" - Trabalhamos, mas também nos divertimos. Comemoração do Dia dos Professores.

http://petanrj.blogspot.com/
Parabéns a todos os professores do PET ANTENOR NASCENTES.
Nosso carinho e nosso abraço!!!
Equipe Ação Integradora
Trabalhamos, mas também nos divertimos. Comemoração do Dia dos Professores.: Um almoço pra comemorar o nosso dia.
"Só conquista novos horizontes quem mostra iniciativa e dá novos passos na direção de novos caminhos."


Momentos maravilhosos e inesquecíveis.
Restaurante Barril. 
Data: 19/10/2012

Nosso carinho e homenagem aos grandes profissionais 
que fazem do PET Antenor, um espaço especial.
Sentido horário: Ivanita, Marco Aurélio, Denise, Marco Machado, Luciana Oliveira, Alexandra, Kétila e Ubiratan


Sentido horário: Sérgio, Eduardo, Adriana, Margareth, Renato, Luis Cláudio e Luciana Nogueira.
O poeta ( lê-se  professor ) é um reciclador
das palavras de todo dia
do verbo de toda hora
que usa e bota fora.
Separa o descartável
do reaproveitável
e o belo da bobagem.
Luis Fernando Veríssimo


DA SÉRIE "AO MESTRE COM CARIHO" - HOMENAGEANDO OS PROFESSORES

 Parabéns a toda Equipe da E. M. ANA MARIA.
Abraços,
Equipe AI
HOMENAGEANDO OS PROFESSORES:
HOMENAGEAR OS PROFESSORES DA ESCOLA ANA MARIA, ALÉM DE MUITO JUSTO É UM PRAZER PARA TODOS NÓS. UM GRUPO DE MÃES REPRESENTANTES SE ORGANIZOU E PREPAROU PARA ELES UMA BELA E MERECIDA HOMENAGEM NO ÚLTIMO DIA 16/10. FOI UM MOMENTO PARA AGRADECER ÀQUELES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DE NOSSOS ALUNOS. PARABÉNS, PROFESSORES!!!











segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CIEP GLAUBER ROCHA - Visita do GELP

 http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Visita do GELP:
Hoje, recebemos a visita de representantes do GELP: Índia, Austrália, Estados Unidos, China, Coreia.
Uma linda troca de experiências!
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A recepção


Turma EI-32 com as representantes da Índia
O grupo visitou as obras do espaço onde funcionará a creche em 2013
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Fizemos um passeio por toda a escola, apresentando cada cantinho e assitindo a trechos de aulas das turmas do 1º ao 5º ano
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Turmas 1301 e 1201
Turma 1101
Turmas 1202 e 1501
Ouviram o hino da escola e receberam a letra traduzida para o inglês - turma 1501


Na turma 1401, o grupo conheceu a EDUCOPÉDIA.
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Todos adoraram a feijoada - autêntico sabor brasileiro!
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Assistiram à peça "Passarolindo": nossos alunos deram um show, fazendo o encerramento em inglês!
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A despedida
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Você sabe o que é GELP? O GELP é um encontro de líderes governamentais de 13 países diferentes que se reúnem presencialmente e virtualmente para trocar experiências sobre a inovação na educação. Estiveram recentemente no Rio de Janeiro. Saiba mais acessando, no blog de mídias sociais da Educopédia, o artigo de Eneida Barbosa através do link http://midiasocialeducopedia.wordpress.com/2012/11/09/gelprio2012/

Escolas devem se abrir para as famílias, defendem especialistas

 http://cre6-rjrj.blogspot.com/
Escolas devem se abrir para as famílias, defendem especialistas: http://portal.aprendiz.uol.com.br/Escolas devem se abrir para as famílias, defendem especialistas:

Especialistas debatem participação da família e da comunidade no convívio escolar.
Propor práticas e alternativas que aproximem a família da escola, viabilizando a aprendizagem pelo diálogo ainda é um desafio em muitas comunidades país afora. “A gestão da escola é uma gestão de proximidade. Famílias e comunidade são a ponte cultural necessária para o aprendizado”, defende Maria do Carmo Brandt, pós-doutora em Ciência Política e ex-coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Para ela, em um século marcado por aprendizagens em múltiplos espaços, as escolas cumprem um importante papel se agirem em sinergia com os demais serviços atuantes no território. “É importante estar enraizado pelos vínculos locais. A escola precisa saber acolher famílias, gerando confiança e participação comunitária”, afirma.
As declarações foram feitas durante o debate “O Papel da Família – Uma visão sistêmica de atuação indivíduo-família-escola-comunidade”, em seminário dedicado às “Práticas de Educação Integral”, da Gol de Letra, no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo nesta segunda (5/11).
Maria do Carmo lembra que as prioridades e atenções de cada comunidade devem ser construídas coletivamente e de acordo com a realidade local. “É fundamental que todos os conselhos municipais, o da educação, assistência social, da saúde, da criança e adolescente etc, trabalhem juntos. Não basta pensar corporativamente um setor ou segmento. A política social pública deve ser pensada em conjunto”, ressalta.
As famílias devem ser consideradas em sua sabedoria própria, de quem vive a necessidade de acessos aos serviços públicos no dia a dia. “É preciso ser sensível à vulnerabilidade e risco, mas não reafirmá-las. É hora de passar a falar na potência e nos aprendizados acumulados por essas famílias. Simplesmente tutelar revela frieza e falta de sensibilidade para reconhecer talentos”, argumenta.

Proteção

Aprender com as famílias e seus próprios códigos, valorizando o que se tem e não o que falta. Esta tem sido a prática da enfermeira, doutora e coordenadora do curso de especialização em intervenção e prática sistêmica com famílias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ana Horta.
Para o enfrentamento dos conflitos, Ana Horta propõe uma terapia familiar, na qual se compartilhem meios capazes de desenvolver resiliência, apoio e suporte mútuos, a partir da criação de espaços de interação com temas variados. “É importante olhar para as pessoas e não para os problemas, entendendo o vínculo e a comunicação da família, no acolhimento e na escuta pelas mudanças.”
De acordo com Ana, não existe mais um único padrão de organização familiar. Para o enfrentamento de conflitos em famílias que buscam mediação, é necessário levar em conta as diferentes crenças, valores e rotinas que o núcleo familiar apresenta. A psicóloga ressalta que a terapia familiar pode complementar políticas públicas para mediações de conflito – inclusive com a escola.
Participação
A diretora de políticas de educação do campo, indígena e para as relações étnico-raciais do Ministério da Educação (MEC), Macaé Evaristo, nota que ainda existe muita dificuldade e resistência para “se ouvir e discutir dentro da escola as reivindicações da família”.
Um ponto importante a ser trabalhado, acrescenta ela, são as diferentes formas de participação política familiar. Ela aposta em algumas iniciativas que articulam a comunidade por meio dos locais que a família frequenta, como é caso das igrejas, das escolas aberta aos finais de semana, etc. “Há bairros em que a escola é o único equipamento público. É importante que esse espaço também seja um local de organização comunitária”, recomenda.
A formação de uma rede com diferentes agentes sociais permite a integração da comunidade e das inúmeras formas de convívio existentes ali dentro. “Só o registro da pedagogia não é suficiente para dar conta da formação integral. A articulação é justamente para trazer os diferentes olhares para o sujeito”, conclui.



PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 16 E 19 DE NOVEMBRO

PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 16 E 19 DE NOVEMBRO:

 FONTE : D. O.

DECRETO Nº 36415 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2012



DIÁRIO OFICIAL de 6 de novembro de 2012

Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16 e 19 de novembro de 2012.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

DECRETA:

Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16 e 19 de novembro de 2012, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2012; 448º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES




Conheça e acesse o Portal do Servidor

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Conheça e acesse o Portal do Servidor:

Comunicado Portal do Servidor de 09/11/2012 (D.O. Rio nº 163 de 12/11/2012 – p. 62)
Cinco seções de serviços e benefícios para quem serve a cidade. Não deixe de acessar, conhecer e usar.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro 2012 Professor

 http://creged06.blogspot.com/
Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro 2012 Professor:
A Prefeitura do Rio de Janeiro-RJ divulgou dois novos editais com abertura de concurso público de provas e títulos, objetivando preencher 170 vagas na Secretaria de Educação, em cargos de Professor.
As funções exigem graduação (licenciatura) na área do cargo e editais reservam 5% das vagas para portadores de deficiência e 20% para afrodescendentes e indígenas.
O edital 169/2012 abre 120 vagas para cargos de Professor I, nas disciplinas de Artes Cênicas (50), Artes Plásticas (50) e Educação Musical (20). Exigência é de curso superior na área de atuação. Remuneração será de R$ 3.597,34 para todos os cargos, mais benefícios de bônus cultura (R$ 114,71), auxílio-transporte (R$ 121,00) e benefício-alimentação.
Já o edital 170/2012 oferece 50 vagas para o cargo de Professor II, para provimento de cargos na 1ª, 9ª e 10ª CRE do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro. Exigência é de Curso Normal Superior com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou Licenciatura Plena em Pedagogia. Salário será de R$ 2.698,01, mais bônus cultura de R$ 114,71, auxílio transporte de R$ 121,00 e benefício-alimentação.

Inscrições

As inscrições serão recebidas das 10 horas do dia 6 de novembro até às 23h59min do dia 21 de novembro de 2012, horário de Brasília, incluindo sábados, domingos e feriados, somente via internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br. A taxa de inscrição custará R$ 70,00 para cargos do edital 169/2012 e R$ 60,00 para função do edital 170/2012.

Provas

O presente concurso constará das seguintes etapas de avaliação:
-Prova Objetiva e Discursiva;
-Prova de Títulos;
-Curso de Formação Básica.
As provas objetivas serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, em data locais e horários a serem divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição de cada candidato, a ser divulgado no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
O gabarito da prova objetiva será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no segundo dia útil após a realização da prova.
O Curso de Formação Básica de caráter obrigatório e eliminatório, será constituído de aulas teóricas, atividades prática docente e de Prova Prática de Aula, obedecendo à regulamentação própria, mediante Ato Administrativo específico a ser publicado. O curso na modalidade presencial, com carga horária total de 80 horas, terá a duração aproximada de duas semanas e será desenvolvido de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, com 1h de almoço.
Os certames serão validos por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

PARABÉNS DIRETORES

 

Dia 12 de Novembro é o Dia do Diretor da Escola, queremos deixar o nosso carinho, o nosso abraço a todos aqueles que fazem  :
A administração da escola - mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos; 

O pedagógico - valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente; 

O sociocomunitário - preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala. 

Parabéns!!!
Equipe Ação Integradora 

Equipe da Extensividade - "Viradinho" da Extensividade

 Divulgando o trabalho realizado pela Equipe de Extensividade.
Parabéns Pessoal!!!
http://petanrj.blogspot.com/
"Viradinho" da Extensividade:
Dia 11 de Julho de 2012, tivemos o prazer de receber no "nosso aconchego" os alunos dos espaços:
  • Núcleo de Artes Grande Otelo
  • Clube Escolar da Pavuna
  • P.E.T Telêmaco Gonçalves Maia 
Para participarem das Oficinas de Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.
Adoramos a visita. Voltem sempre!
A gente não quer só comida
A gente quer comida,
Diversão e Arte.

Somos a EXTENSIVIDADE.
Somos a 6ª CRE!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues – Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues – Língua Portuguesa e Língua Inglesa.:
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, comunica aos profissionais integrantes do Quadro do Magistério, lotados e em exercício na Secretaria Municipal de Educação, o regulamento concernente ao processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para compor o quadro docente do Programa Experimental de Escolas Bilíngues, a ser implantado na E/SUBE/CRE (03.12.027) Escola Municipal Professor Afonso Várzea e no E/SUBE/CRE (06.25.503) CIEP Glauber Rocha
1.             Do Programa
O Programa Experimental de Escolas Bilíngues, vinculado a alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, voltado para a excelência acadêmica, visa à introdução de metodologia e práticas no cenário público educacional de escolas com ensino em duas línguas, a saber: Línguas Portuguesa e Inglesa.
2.             Dos Critérios Preliminares
Os professores interessados em participar do processo de seleção, deverão observar os seguintes critérios:
2.1 - ser Professor I de Educação Física, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Educação Musical, Inglês, Professor II ou Professor de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
2.2 - estar disponível para cumprimento de jornada de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias ou, no caso de Professor II e Professor de Educação Infantil, de 45 (quarenta e cinco) horas semanais, sendo 9 (nove) horas diárias. Os professores que não detenham matrícula sob o regime de 40 (quarenta) horas semanais terão sua jornada complementada por intermédio de dupla regência.
2.3 - ter conhecimento da Língua Inglesa com capacidade de comunicação oral e escrita.
2.4 - comprometer-se com a metodologia do Programa e com a política de pesquisa e de formação continuada a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, como exigência para a qualificação da docência, de acordo com as especificidades da unidade escolar; e
2.5 - não ter sofrido nenhuma penalidade ou sansão administrativa e não estar respondendo a inquérito administrativo.
3.             Da formulação do pedido
Os professores interessados deverão:
3.1 - inscrever-se no período de 05 a 15 de novembro de 2012, mediante preenchimento de formulário próprio on-line no site www.rio.rj.gov.br/sme ou www.rioeduca.net e, caso seja selecionado na análise curricular, apresentar-se munido dos originais e cópias dos seguintes documentos:
a)             declaração da unidade de ensino na qual atualmente leciona, fazendo constar o período de ingresso na referida unidade;
b)             Carteira de Identidade;
c)             CPF;
d)             Termos de Compromissos assinados pelo candidato e que consta do Anexo I e II deste Edital; e
e) Currículo devidamente comprovado (as cópias dos certificados deverão ser anexadas) e em conformidade com o modelo utilizado pela Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), considerando a produção acadêmica e experiência profissional dos últimos 5 (anos) anos;
3.2 - a inscrição, com entrega dos documentos acima mencionados, será feita na Gerência de Recursos Humanos da Coordenadoria Regional de Educação a que se vincula a escola onde o professor deseja atuar; e
3.3 - as informações prestadas e os documentos entregues no ato da formulação do pedido serão de inteira responsabilidade do candidato, possibilitando o cancelamento da inscrição daqueles que fornecerem informações inconsistentes.
4.             Do Processo de Seleção
4.1 - o processo de seleção constará de análise do currículo e do histórico de atuação profissional na Rede Pública Municipal de Educação, avaliação escrita e oral de Língua Inglesa, dinâmica de grupo e entrevista a ser realizada por banca examinadora, instituída pela Secretaria Municipal de Educação, exclusivamente, para este fim. A banca será composta por um Representante do Nível Central da SME, um representante da CRE e o Diretor da Unidade Escolar.
4.2 - o candidato deverá submeter-se à análise curricular, à avaliação escrita e oral de Língua Inglesa, à dinâmica de grupo e à entrevista, em locais e horários previamente definidos e divulgados nos respectivos locais de inscrição. A dinâmica de grupo e a entrevista objetivarão a identificação de elementos de convergência entre a prática pedagógica dos candidatos e o perfil desejado para atuação no âmbito do Programa Experimental Bilíngue. A avaliação de Língua Inglesa levará em conta os conhecimentos linguísticos e a fluência do candidato no idioma Inglês; e
4.3 - as vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
·              E/SUBE/CRE (03.12.027) Escola Municipal Professor Afonso Várzea – 1 (uma) vaga.
·              E/SUBE/CRE (06.25.503) CIEP Glauber Rocha – 1 (uma) vaga.
4.4 – os candidatos aptos e não selecionados formarão um banco reserva para futuras necessidades.
5. Da Pontuação
5.1 - será atribuída ao candidato a pontuação máxima de 100 (cem) pontos, sendo 20 (vinte) pontos para a análise do currículo, 30 (trinta) pontos para avaliação de Língua Inglesa, 25 (vinte e cinco) pontos para a dinâmica de grupo e 25 (vinte e cinco) pontos para a entrevista, conforme Anexo III.
6. Dos critérios de desempate:
6.1 - serão aplicados como critérios de desempate, nesta ordem:
a)             o maior tempo de exercício a ser cumprido na Secretaria Municipal de Educação até o momento da aposentadoria;
b)             o maior tempo de exercício de docência na Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; e
c)             maior pontuação na entrevista.
7. Dos critérios para a remoção ex-ofício
7.1 - serão removidos, por efeito de requisição, os professores que, nas respectivas áreas de ensino ou modalidade, obtiverem a maior pontuação, considerado os critérios e resultados obtidos por intermédio da análise do currículo, da avaliação de Língua Inglesa, da dinâmica de grupo e da entrevista.
7.2 - a dispensa da requisição do professor do Programa implica seu retorno à CRE de origem.
8. Da divulgação dos resultados
8.1 - o resultado final do processo de seleção será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 2012, sendo divulgado, também, no site da SME, nas Coordenadorias Regionais de Educação e nas respectivas Unidades Escolares.
9. Das disposições finais
9.1 - os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2012.
Claudia Costin
ANEXO I
TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
_________________________________________________, Professor ____ da _________________________________________________________________, matrícula n.º ______________, concorda com sua permanência na citada unidade, bem como, com o critério descrito nos itens 2.2 e 2.4 do Edital SME n.º , de /11/2012.
Rio de Janeiro, ______ de ___________________ de 2012.
ANEXO II
TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
__________________________________________________, professor _____ da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, matrícula nº ______________, CPF nº_______________ concorda com sua remoção ex-ofício para a E/SUBE/CRE(________) _____________________________________, e declara, para fins de desempenho de suas atividades docentes na referida unidade de ensino, estar de acordo com os critérios estabelecidos no Edital SME n.º , de /11/2012 e com a metodologia proposta para o Programa.
Rio de Janeiro, ______ de ___________________ de 2012.
ANEXO III
TABELA DE PONTUAÇÃO
Análise Curricular
Pontuação
Experiência profissional em escolas ou projetos bilíngues em Língua Inglesa
10
Experiência no desenvolvimento ou participação em projetos na Rede Pública Municipal de Ensino.
05
Experiência profissional de docência em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
05
Total de pontos da análise curricular
20
Avaliação de Língua Inglesa
Pontuação
Prova oral
20
Prova escrita
05
Redação
05
Total de pontos da prova de Língua Inglesa
30
Dinâmica de Grupo
Pontuação
Construção coletiva e gerenciamento de grupo
05
Trabalho com metodologias inovadoras
05
Interação na Língua Inglesa
05
Solução de problemas
05
Relacionamento interpessoal
05
Total de pontos para a dinâmica de grupo
25
Entrevista
Pontuação
Postura, adequação de linguagem e clareza na comunicação de idéias
10
Sinergia entre o conhecimento adquirido, a experiência profissional e o Programa
15
Total de pontos da entrevista
25

NÚCLEO DE ARTES - Visita ao Planetário da Gávea

 http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/
 Mais um trabalho para ampliar o universo de vivências através da arte.
Parabéns pessoal pelo trabalho.
Visita ao Planetário da Gávea:
No dia 13 de setembro os alunos das oficinas de Xadrez e Arte e Tecnologia, itinerantes na EM. Maurice Maeterlinck, realizaram uma visita ao Planetário da Gávea.
 Professores Ademir, Renata Batista e Luciana Lima
A Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.
Os alunos estavam muito atentos na hora da explicação
Aluno Angelo Celebrini