quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Apresentação na Arena Cultural - Classe Especial integrada com outras turmas

 http://emoctaviotarquinio.blogspot.com/
 Entrei no Blog da E. M. Octávio Tarquínio e  vi este poster, não tive como não me comover com o belíssimo trabalho de inclusão realizado pela escola.
Parabéns Equipe, vocês são sensíveis, maravilhosas, vocês são 6ªCRE.
PASSEM NO BLOG TEM SEMPRE UMA NOVIDADES.
Apresentação na Arena Cultural - Classe Especial integrada com outras turmas:











ORIENTAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE REDE DE 2012

 http://adaoblogado.blogspot.com/
 

Encaminhamos as orientações relativas às Avaliações de Rede 2012, com o objetivo de informar a todos sobre o processo dessas avaliações, de forma a favorecer a tranquilidade necessária a seu êxito.
Dado o papel relevante destas avaliações e visando garantir o fluxo do processo, cada E/SUBE/CRE/GED deve indicar um Coordenador da Avaliação na CRE, que ficará responsável por acompanhar o processo nas escolas de sua coordenadoria, por facilitar o trabalho do Coordenador das empresas (CESPE e CAED) junto à E/SUBE/CRE e por encaminhar à E/SUBE/CED-Avaliação todas as situações que exijam pronta intervenção e o controle dos Ofícios que as escolas encaminharem relatando não aplicação de provas e problemas ocorridos na aplicação. A E/SUBE/CRE/GED deve enviar, até o dia 26 de outubro, para o e-mail antonio.augusto@rioeduca.net, o nome completo, a matrícula e os telefones de contato do Coordenador da Avaliação na CRE.
Enfatizamos que, no período previsto para a PROVA RIO e para o ALFABETIZA RIO, a escola não deve programar qualquer atividade extra para as turmas avaliadas. Se tal acontecer, não será justificativa para reaplicação.
ATENÇÃO: O índice mínimo de frequência para aplicação da prova será de 60%! Caso não haja esse mínimo, a aplicação será suspensa e sua reaplicação dependerá de justificativa imediata da escola, por Ofício, à E/SUBE/CRE, cujo Coordenador avaliará a situação, e, se julgar pertinente, encaminhará a solicitação, com seu aval, à E/SUBE/CED-Avaliação, que autorizará ou não a reaplicação junto à empresa responsável.
Lembramos a responsabilidade de divulgar o calendário das provas junto à comunidade escolar, estimulando a presença maciça dos alunos no dia dessas avaliações.
Informamos que as matrizes de referência para as provas, as mesmas do ano passado, estarão disponíveis para consulta na intranet, amanhã.

A) PROVA RIO:
1. A aplicação é da responsabilidade do CESPE/UnB. O supervisor da área ou o aplicador da escola não fará, obrigatoriamente, contato, já que há um dia definido para a aplicação acontecer em cada E/SUBE/CRE. Porém é preciso saber que, caso a aplicação não ocorra na data marcada, a escola deve estar preparada para a repescagem (nova aplicação) desde o dia seguinte até o dia 9 de novembro. Assim, é bom reforçar que a escola deve estar à disposição para essa aplicação no período de 5 a 9 de novembro, cabendo lembrar, ainda, que a PROVA RIO deste ano originará o IDERIO 2012.
2. Na PROVA RIO, nenhum material é entregue ou fica guardado na escola. Os aplicadores chegam e saem com o material. É necessário frisar que, por se tratar de uma avaliação de rede, não pode ser feita nenhuma cópia dos cadernos de prova.
3. A aplicação ocorrerá conforme o calendário abaixo:
- 05/11/12 – CRE 6 e CRE 8 (Somente aplicação de LP/MAT).
- 05/11/12 e 06/11/12 – CRE 1 e CRE 3 (LP/MAT e CIE).
- 06/11/12 e 07/11/12 – CRE 2, CRE 5 e CRE 10 (LP/MAT e CIE).
- 07/11/12 e 08/11/12 – CRE 4, CRE 7 e CRE 9 (LP/MAT e CIE).
- 08/11/12  - CRE 6 e CRE 8 (Somente aplicação de CIE).
- 09/11/12 – Repescagem.
É bom frisar que, num dia, os alunos farão prova de Língua Portuguesa e de Matemática (3º, 4º, 7º e 8º Anos), e, no outro, farão prova de Ciências (apenas 4º e 8º Ano). Haverá, também, um questionário para os alunos (3º, 4º, 7º e 8º Anos).
4. A aplicação deverá acontecer nos seguintes horários:
Manhã Intermediário Tarde
Escolas com 2 turnos 8:00h - 13:30h
Escolas com 3 turnos 8:00h 12:30h 15:30h
Escolas de Turno Integral 8:00h - -

5. Sinalizamos que, durante a aplicação, deverá haver a presença de um professor da escola na turma avaliada, com o objetivo de colaborar com a tranquilidade do processo, favorecendo assim um clima propício para que os alunos realizem a prova com sucesso. Só não podem estar na turma avaliada os professores de Língua Portuguesa e de Matemática, no dia destas provas, e o professor de Ciências, no dia desta prova. O professor não deve interferir na aplicação, mas colaborar com a disciplina em sala e observar o processo de aplicação.
6. No pacote de provas de cada turma, haverá provas extras, para eventuais alunos incluídos após a geração dos arquivos pelo SCA, o que ocorreu em agosto. Em caso de necessidade, poderão ser usadas também as provas dos alunos que tenham saído da escola e, em último caso, as provas extras de outra turma da própria escola.
7. Lembramos que há questionários a serem respondidos pelo Diretor, pelo Professor II (3º e 4º Anos), pelo Professor I de Língua Portuguesa e de Matemática (7º e 8º Anos) e pelo Professor I de Ciências (8º Ano), além do que será aplicado aos alunos. Haverá, também, um Relatório do Supervisor, que a Direção deverá validar.
7. Neste ano, além das provas, alguns estudantes responderão a um instrumento de avaliação de Raciocínio Abstrato e Espacial. Trata-se de uma pesquisa vinculada à Universidade de Brasília, sob a coordenação do Ms. Felipe Valentini e do Dr. Jacob Arie Laros, e sua realização foi autorizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A aplicação dessa etapa terá duração de 30 minutos e será realizada no segundo dia da aplicação da Prova Rio, após a prova de Ciências. Ressaltamos que apenas 42 turmas de estudantes do oitavo ano participarão da pesquisa. Essas turmas foram selecionadas aleatoriamente dentre as CREs 01, 07 e 10.  Os pesquisadores responsáveis comprometeram-se a enviar os relatórios de desempenho para as escolas, para a CRE e para a SME. A relação de escolas participantes está em anexo a esta circular.
8. IMPORTANTE: Caso alguma escola não receba a aplicação da PROVA RIO no período de 5 a 9 de novembro, a direção da escola deverá fazer Ofício, comunicando o acontecido, e encaminhá-lo à E/SUBE/CRE no dia 12 de novembro, enviando, também, uma cópia digitalizada, por e-mail, para antonio.augusto@rioeduca.net. Caso seja constatada alguma irregularidade na aplicação da prova que possa interferir no resultado da escola, a direção da mesma deverá fazer Ofício, detalhando todo o acontecido, inclusive o nome e documento do aplicador, bem como o nome e matrícula do Professor que ficou em sala durante a aplicação, e encaminhá-lo à E/SUBE/CRE no dia imediatamente posterior ao da aplicação, enviando uma cópia digitalizada, por e-mail, para antonio.augusto@rioeduca.net. 

B) ALFABETIZA RIO: 
1. A aplicação é da responsabilidade do CAED da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O supervisor da área ou o aplicador da escola não fará contato anterior, já que há três dias definidos para a aplicação acontecer na Rede: 21, 22 e 23 de novembro. Porém é preciso saber que, caso a aplicação não ocorra na data marcada, do dia seguinte até o dia 28 de novembro poderá ocorrer a aplicação (repescagem). Assim, é bom reforçar que a escola deve estar à disposição para essa aplicação de 21 a 28 de novembro.
2. Os alunos farão prova de Escrita, de Leitura e de Matemática, uma a cada dia, nessa ordem.
ATENÇÃO: Para as provas, os alunos deverão ter à mão lápis (de preferência, mais de um, e com ponta) e borracha!
3. A aplicação deverá acontecer nos seguintes horários:
Manhã Intermediário Tarde
Escolas com 2 turnos 8:00h - 13:30h
Escolas com 3 turnos 8:00h 12:00h 15:30h
Escolas de Turno Integral 8:00h - -

4. No ALFABETIZA RIO, o material será entregue na E/SUBE/CRE, onde ficará guardado até o dia da aplicação da prova, quando o supervisor o pegará, e deverá ser devolvido à E/SUBE/CRE pelo supervisor até o último dia da aplicação. Na E/SUBE/CRE ficará, nos dias de aplicação, um coordenador do CAED. É necessário frisar que, por se tratar de uma avaliação de rede, não pode ser feita nenhuma cópia dos cadernos de prova.
5. Sinalizamos que, durante a aplicação, deverá haver a presença de um professor da escola na turma avaliada, com o objetivo de colaborar com a tranquilidade do processo, favorecendo assim um clima propício para que os alunos realizem a prova com sucesso. Só não pode estar na turma avaliada o professor dessa turma. O professor não deve interferir na aplicação, mas colaborar com a disciplina em sala e observar o processo de aplicação.
6. No pacote de provas de cada turma, haverá duas provas extras, para eventuais alunos incluídos após a geração dos arquivos pelo SCA, o que ocorreu em agosto. Em caso de necessidade, poderão ser usadas também as provas dos alunos que tenham saído da escola.
7. Lembramos que há questionários a serem respondidos pelo Diretor e pelo Professor II. 
8. IMPORTANTE: Caso alguma escola não receba a aplicação do ALFABETIZA RIO no período de 21 a 23 de novembro, a direção da escola deverá fazer Ofício, comunicando o acontecido, e encaminhá-lo à E/SUBE/CRE no dia 26 de novembro, enviando uma cópia por e-mail para antonio.augusto@rioeduca.net. Caso seja constatada alguma irregularidade na aplicação da prova que possa interferir no resultado da escola, a direção da escola deverá fazer Ofício, detalhando todo o acontecido, inclusive o nome e documento do aplicador, bem como o nome e matrícula do Professor que ficou em sala durante a aplicação, e encaminhá-lo à E/SUBE/CRE no dia imediatamente posterior ao da aplicação, enviando uma cópia por e-mail para antonio.augusto@rioeduca.net. 

Solicitamos ciência desta Circular a toda a comunidade escolar

DIA DO CIEP GLAUBER - 19 e 20-10-12 - Reunião de Coordenadores e Reunião de Pais

 Momentos de acolhimento.
Parabéns Iolíris e Equipe que acolhe a todos sempre com muito carinho.
19 e 20-10-12 - Reunião de Coordenadores e Reunião de Pais:
Estamos com problemas para postagens de fotos! 
Por enquanto, só estamos conseguindo postar imagens através de vídeos!
Contamos com sua compreensão e com sua fidelidade!
Logo, estaremos de volta com fotos lindas!
CONFIRA!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MAIS COMEMORAÇÕES DO DIA DA CRIANÇA - SÓ ALEGRIA






Mais um pouco de como nós da 6ªCRE vemos este espaço de aprender, brincar , festejar e ser criança.  Nossa comunidade é muito importante para cada um de nós.


FAMÍLIA NA ESCOLA EM FOCO

Toda a 6ªCRE se mobilizou e esteve presente em várias reuniões que foram realizadas no sábado passado.
Temos algumas fotos de colegas que enviaram ou postaram nos Blogs Ddas Escolas, os Blogs  e o Facebook tem sido o meio mais fácil da gente compartilhar momentos.
Nós agradecemos por isso!!



Sabemos que tem muito mais!!

MATRÍCULAS PARA AS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RIO COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 23)

MATRÍCULAS PARA AS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RIO COMEÇAM HOJE - TERÇA-FEIRA (DIA 23):



A Secretaria Municipal de Educação informa que a primeira fase da matrícula na Rede Municipal para os alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Peja) será realizada pela internet entre os dias 23 de outubro a 25 de novembro.  Os pais interessados em matricular seus filhos na rede em 2013 ou fazer a transferência de escola devem preencher um cadastro na internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Os alunos que já estudam nas escolas da Prefeitura do Rio terão a matrícula renovada automaticamente.

Para os pais que não têm acesso à rede de computadores, a Prefeitura colocou à disposição 60 unidades da rede municipal com acesso gratuito à internet. As unidades de atendimento funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação das unidades com acesso à internet está disponível no site www.rio.rj.gov.br/sme.

Ao preencher o cadastro, os pais deverão informar no máximo cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter à mão o endereço de correspondência completo, inclusive o número do CEP. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso que o responsável anote o número da inscrição, que servirá para verificar em qual escola a matrícula foi reservada, a partir de 10/12/2012 (Pré-Escola, 1° e 2° anos) e de 28/12/2012 (3° ao 9° Anos e PEJA). As informações dadas na ficha de inscrição deverão ser confirmadas, através de documentos, no momento da matrícula.


MATRÍCULA PARA OS GINÁSIOS EXPERIMENTAIS E PARA AS ESCOLAS DE TURNO ÚNICO

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das 25 escolas de Ginásio Experimental, nas três unidades dos Ginásios Experimentais Olímpicos ou nas escolas de Turno Único deverão escolher uma das unidades como primeira opção. Os alunos que optarem por uma dessas unidades estudarão em tempo integral. Além disso, nos Ginásios Experimentais Olímpicos o aluno será convidado para fazer um teste de aptidão esportiva, cuja data será informada no ato da matrícula

Na SUB -6ªCRE são os seguintes locais que você pode realizar a sua matrícula:
 E/SUBE/ 6ª CRE Sede -  Rua dos Abacates, s/nº - Deodoro. Tel: 24570057
E. M. MONTE CASTELO  - Rua Ouseley, s/nº - Coelho Neto. Tel: 24070330


E TODAS AS OUTRAS ESCOLAS DE OUTRAS SUB/CRESs  COM ACESSO A INTERNET PARA FAZER A MATRÍCULA:
 http://200.141.78.79/dlstatic/10112/3241265/DLFE-259608.pdf/UnidadesPolodeinternetgratuito.pdf





E. M. MAURICE NA CAMPANHA - Dia Mundial de Lavar as Mãos

 http://emmaurice.blogspot.com/
 Campanha importante para nossa saúde e é só com um pequeno hábito - LAVAR AS MÃOS - evitamos muitas doenças.
Os micro-organismos possuem papel importante em nossas vidas. Eles podem ser úteis ou nocivos a nós, dependendo de seu tipo e a que se destina. Por exemplo, alguns micro-organismos compõem a flora intestinal e são os responsáveis para que nosso intestino funcione regularmente. Outros podem ser utilizados para a fabricação de alimentos, como queijos e iogurtes. Aqueles nocivos à saúde humana são, geralmente, chamados de germes e podem ser bactérias, fungos ou vírus. Os germes são os responsáveis por infecções respiratórias e gastrointestinais, por exemplo, e estão presentes nas superfícies em geral, nos alimentos, água, animais, utensílios, objetos de uso pessoal e, principalmente, no ser humano, o maior transmissor de germes, pois está sempre em movimento.
Desenvolva este hábito e proteja a sua saúde.
Dia Mundial de Lavar as Mãos:

MAIS TALENTOS - Show de Talentos - 2012

 http://emcomandantearnaldovarella.blogspot.com/
Legal esta idéia de TALENTOS, quantos estão ali pertinho da gente, dentro da escola e não vemos, é importantea realização destes trabalhos que valorizem a autoestima e muitos alunos conseguem encontrar uma maneira de expressão e valorização.
Passem no Blog, pois tem muitos talentos por lá!!!
Parabéns!!!!
Show de Talentos - 2012:
No dia 17 de outubro a Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella realizou o show de Talentos
Coordenadora Silvia Regina apresentando a 
 Banda Gueto Axé  do CIEP Rubens Gomes
Professor Ramsés, responsável pela banda
Jorge Luiz  Coordenador do Mais Educação e o professor Ramsés
Professor Marinaldo -  CIEP Rubens Gomes
O aluno Samuel agitou a platéia
A aluna Samara nos encantou com sua voz 
Professores prestigiando o show
Tatiana e seu filho
Cristiane e Shaolin
Tatiana, Cristiane e Shaolin
Regina e Rafaela
1802 e 1701  com a dança Amor de Chocolate, do cantor Naldo
Professora Silvana apresentando o concurso Garoto e Garota Varella
Aluna Bianca,  vencedora do concurso de 2011, faz seu desfile dedespedida
A aluna Ingrid ganhou o premio de revelação
Garoto Varella -  Brena ( turma 1601)
Garota Varella - Vitória (turma 1603)
Dança End of Time  - Beyoncé
Professora Patricia do Mais Educação
Turmas 1701 e 1802 dançando Kuduro
Turmas 1604 e 1701  encerrando o show com a  dança "Bonde das Maravilhas"